gisa barros psb 28 05 2018Luciana Laura (Ascom)

A vereadora Gisele Aparecida de Barros (PSB), conhecida como Gisa Barros, nesta indicação de nº 1423\2018, que implante guia em solo para cegos em toda extensão do terminal André Maggi para facilitar acesso do deficiente visual para obter condições de acessibilidade a esse cidadão.

A vereadora Gisa realizando seu dever de trabalhar de acordo com as necessidades do povo várzea-grandense, ouviu o clamor dessas pessoas e de seus familiares e no decorrer dos tempos verificou as dificuldades que as pessoas com problemas de “cegueira” que são inclusas como deficiência visual enfrenta; muitas das vezes sozinho em seu trajeto nas ruas, subindo e descendo do ônibus indo ao trabalho, merece pelo menos no chão do terminal de ônibus um piso tátil diferenciado com superfície podotáveis em faixas em alto relevo fixadas ao chão para fornecer auxílio na locomoção dos deficientes visuais.

Essa solicitação veio de encontro de moradores juntamente a equipe da parlamentear que fazem o trabalho em diversas regiões perceberam que nas andanças viram pessoas com de diversos tipos de deficiências, mais como este indicatório está sendo encaminhado para ser analisado e que seja aprovado o piso perceptível por pessoas com deficiência visual ou de baixa visão devido condições enfrentadas por populares de várias faixas etárias com este tipo de problema.

Por ser um local de grande quantidade de pessoas circulando dentro do terminal situado no centro da cidade de Várzea Grande não há este tipo de piso direcionado as pessoas que são consideradas com certo tipo de deficiência visual;

Sabendo dessa dificuldade a vereadora Gisa Barros pede que o Poder Executivo averigue essa situação encaminhe a secretaria responsável de Serviço Público e Mobilidade Urbana desta implantação em solo para melhorar a condição de ir e vir com segurança de locomoção dentro deste terminal André Maggi de ônibus para este indivíduo.

O que é uma deficiência visual: caracteriza-se pela limitação ou perda da função básica do olho e do sistemas visual. O deficiente visual pode ser a pessoa cega ou com baixa visão.

Tipos de cegueira irreversível: serão citadas as principais causas, como glaucoma avançado, DMDRI (Degeneração Macular Relacionada à idade), retinopatia diabética avançada, deficiência de vitamina A (principalmente em crianças), Neurite óptico, uma inflação no nervo óptico, que leva as informações da retina para o cérebro.

Exemplos de pisos para deficientes visuais:

Pisos especiais, para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, dando autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular com segurança.

Piso tátil direcional

É um piso que direciona as pessoas com deficiência visual, por feixes salientes retangulares em paralelo como que sugere o próprio nome, indica a direção a ser seguida. É formando uma faixa que acompanha o sentido do deslocamento e tem a largura variando entre 25 cm a 60cm.

Sente este direcional usado em calçadas largas e de grande circulação, indicando o caminho a ser percorrido e em espaços muito amplos.

Piso tátil de alerta

É usado para sinalizar situações que envolvem riscos de segurança, obtendo cor contraste com a da calçada, normalmente pede-se de cor amarela. Este pode ser encontrado em lojas especializadas, serventia para alertar as pessoas com deficiência visual. Dando um exemplo, ao passar de bengala notam a textura diferente do piso com a sola do sapato, saberá que terá obstáculo à frente, seja uma travessia, um poste, uma árvore ou um telefone público.

Desta forma a população de moradores da cidade de Várzea Grande ou quem vier a utilizar o terminal poderá ter mobilidade segura de quem tiver qualquer dos tipos de deficiência visual, tendo a segurança de se locomover sozinho no terminal André Maggi que será de grande importância de quem vive nestas condições de portadores de deficiência visual.

É o que a vereadora Gisa Barros, pede nesta denotação a necessidade já enviado ao Poder Executivo que encaminhe para a Secretaria responsável a de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que faça este serviço no local essencial para quem mais carece; desta implantação guia em solo.

.