sesso 30Os vereadores de Várzea Grande aprovaram na sessão extraordinária dessa quarta-feira (30.1), por 16 votos favoráveis ao Projeto de Lei n º 7/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a recomposição salarial dos professores ativos e inativos do município.

Segundo o PL, a recomposição salarial de 4.17% será aplicada na folha de pagamento de fevereiro.

A recomposição salarial foi aprovada sob manifestação pacifica dos representantes da Educação que lotaram o auditório do Legislativo, entre eles, vigias e merendeiras que também cobravam a recomposição do restante da categoria.

Durante as discussões sobre o voto, o vereador Rogério Dakar – Rogerinho (PV) pediu que o Poder Executivo também incluísse a recomposição salarial aos técnicos, merendeiras, agentes de limpeza, motoristas e os demais servidores que compõem o serviço da rede municipal de Educação.

“Esse projeto é muito valoroso, a remuneração é muito valorosa, porém, a categoria tem que ser contemplada completamente. Irei votar esse projeto para contemplar a categoria, mas deixo bem claro aqui que ainda não estou satisfeito, estarei satisfeito assim que contemplado todos com esse aumento”, afirmou Dakar.

O vereador Ícaro Reveles (PSB) afirmou que como presidente da Comissão de Educação fará o acompanhamento dos recursos destinados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e verificar se a mesma é destinada somente aos professores.

“Antes de aprovar ou fazer emenda nessa lei fazendo com que o professor perca esse aumento do piso nacional, não é um aumento municipal é uma aumento federal, direito de todos os funcionários, mas nós temos que ver se o recurso veio realmente só para os professores ou para todos os profissionais”, questionou.

Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, a lei trata-se do piso salarial nacional do professor garantido pela Lei do Magistério.

“Os demais servidores serão contemplados junto com os servidores da Prefeitura. Com certeza durante o ano, eles terão os avanços e os direitos necessários, neste momento é piso do professor garantido pela Lei do Magistério”, afirmou o secretário que se reuniu com os parlamentares antes da sessão.

Da: Assessoria