No Plenário das Deliberações do município da cidade de Várzea Grande, no dia 12 de abril deste ano foi lido alguns dos projetos apresentados por alguns vereadores, dentre eles foi a do vereador Gidenor Anselmo de Menezes – Gordo do Goiano (PT do B), em relação ao Dia da Cultura Racional Várzea-grandense.

Em contento com a certeza de que a lei poderá fortalecer as raízes culturais da cidade, com o aval da prefeita juntamente com sua equipe, obteve avaliação positiva, considerou legal que assim fosse adequado fixar este calendário nesta data alusiva. gordo lei racional

Sancionada a Lei de nº 4.209/2017, fica estipulado no dia 8 de Abril o “Dia da Cultura Racional” Várzea-grandense do estado de Mato Grosso, sendo as atribuições legais a Câmara aprovou e sancionou a devida norma.

A lei em questão entrou em vigor no dia de sua publicação no dia 20 de abril de 2017, porém será concedido as autoridades municipais apoio visando regularização de atos públicos e solenidades concernente à data.

Na justificativa o vereador citou que é através da leitura da Obra denominada Universo em Desencanto, que é o livro de uma obra que gera o conhecimento grandioso com fundamentos básicos e lógicos sobre a origem do ser humano e que forma a base do conhecimento da Cultura Racional.

Em 4 de outubro de 1935, o mestre Manoel Jacinto Coelho, iniciou a elaboração da enciclopédia composta de livros fascículos, intitulada Universo em Desencanto, e encerrou em 05 de dezembro de 1990.

Esta data foi promulgada primeiramente para o estado de Mato Grosso na mesma data pela Lei de nº 4.878 de 23/07/1985, de autoria do deputado estadual Osvaldo Sobrinho, sancionado pelo então Governador Júlio José de Campos. Consequentemente escolheu - se  o dia 8 de abril o “Dia da Cultura Cuiabana” Lei de nº 2.507 de 29/12/1987,  pelo vereador Arnaldo Camarão, através do saudoso governador Dante Martins de Oliveira, para coincidir com o aniversário da capital.

Assim, pela relevância a data em sua singularidade gerou tamanho congraçamento para assim também ser implantado nesta comunidade, referindo a Várzea Grande, fato que a nobre prefeita em seus meios legais servirá como instrumento para obtenção dos seguimentos necessários a sua comemoração alusiva a data em questão.

No dia em que a projeto foi apresentado na tribuna pelo vereador Gordo do Goiano a maioria dos parlamentares de acordo com o pedido de que esta lei fosse sancionada ao Dia da Cultura Racional Várzea grandense, ao que se vê ao préstimo da valiosa sensibilidade de cada um, o posicionamento de que seria de grande valia para a comunidade foi positiva para este município.

Contudo a incentivar a todos a apreciar a Cultura Racional de um povo que tem história marcante já divulgado em livros, poderá abrir um leque de conhecimento para os filhos desta terra de José Viera Couto Magalhães devendo assim prosseguir com as novas futuras gerações.

Luciana Laura

Gerente de Divisão de Imprensa